Febre e dor nos primeiros meses de vida
Garantir o conforto e a hidratação são etapas essenciais.
Porém, em alguns casos, é necessário administrar um medicamento com orientação médica.
Nessas situações, são utilizados: Analgésicos e Antitérmicos .
O paracetamol possui eficácia comprovada e é uma opção para esses casos, já que está indicado para tratar dor e febre ao mesmo tempo.
Mas em quanto tempo este medicamento faz efeito?
Não há uma regra. Cada organismo reage em um tempo específico. Porém, normalmente, o paracetamol age em aproximadamente 15 a 30 minutos após administração oral.
Com a ajuda do paracetamol, utilizado sempre com orientação médica, é bem provável que seu bebê melhore.
Mas, LEMBRE-SE! Febre e, principalmente, dores são habituais nos primeiros seis meses de vida. Tenha isso em mente e mantenha a calma! Caso os sintomas persistam, procure um pediatra.
Referências: 1. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Uso de antitérmicos: quando, como e por quê. Residência Pediátrica. 2011;1(2):31-6. 2. Tylenol®: paracetamol [bula de remédio]. Suspensão oral analgésico e antitérmico. São José dos Campos (SP): Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. 3. Wannmacher L.Paracetamol versus Dipirona: como mensurar o risco? Uso racional de medicamentos. 2005;2(5).
Veja também
Qual é o termômetro mais adequado para bebês?
Saiba como escolher um termômetro adequado e os passos que devem ser considerados de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Qual a diferença entre febre e hipertermia?
Conheça a diferença entre febre e hipertermia e o que fazer em cada caso.
O que é febre?
Conheça as principais causas da febre e como identificá-la.