Skip to main content

Dor de cabeça em adultos

Há diversos tipos de dor de cabeça (cefaleia), que podem ser divididas em dores de cabeça primárias e secundárias. Aquelas chamadas de primárias são assim classificadas porque elas são por si só a doença, como por exemplo enxaquecas e cefaleias do tipo tensional. Já as dores de cabeça secundárias recebem essa denominação pois são causadas por outras doenças, como é o caso do aumento da pressão intracraniana e do acidente vascular cerebral, por exemplo1.

Aqui apresentamos alguns tipos de dores primárias:

Cefaleia do tipo tensional:
Dor de intensidade fraca ou moderada que confere sensação de aperto ou pressão. Pode ser bilateral (em ambos os lados) ou na parte de trás, ou na frente, da cabeça. Geralmente aparece no final da tarde associada a situações como estresse físico (cansaço, exagero de atividades físicas...), muscular (como em função de certo posicionamento do pescoço) ou emocional1,2.

Cefaleia em salvas:
Dor intensa, unilateral (apenas um lado da cabeça), cujas crises geralmente surgem no mesmo horário, sobretudo de madrugada, e duram de 15 minutos a 3 horas1.

Enxaqueca (também conhecida como migrânea):
Dor intensa, com crises recorrentes e geralmente unilateral, porém pode ser também bilateral. Pode estar acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos e intolerância à luz1.

O tratamento da dor de cabeça varia de acordo com as suas características, como intensidade e frequência. Podem ser indicados desde analgésicos até outras medicações, além de, medidas como repouso e regulação do sono. Na presença de sintomas é importante consultar um médico para o correto diagnóstico e tratamento adequado.


Referência:   1. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Tipos de dor de cabeça. Acessado em: 27 maio 2020. Disponível em: https://www.sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=363 2. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Protocolo Nacional Para o Diagnóstico e Manejo das Cefaleias nas Unidades de Urgência do Brasil-2018. Acessado em: 28 maio 2020. Disponível em: https://sbcefaleia.com.br/images/file%205.pdf