Diferença entre gripes e resfriados
Em determinadas épocas do ano, como no inverno, é comum haver um aumento na ocorrência de infecções respiratórias, como gripes e resfriados. Este aumento não está relacionado diretamente ao frio, como muitos podem imaginar, mas sim ao fato de que é comum ficarmos mais em locais fechados, onde a disseminação do vírus é facilitada pela pouca ventilação.
Há certas diferenças entre as infecções mencionadas. A gripe é causada pelo vírus influenza (A ou B) e o resfriado por outros vírus, como o rinovírus e o parainfluenza. Além da diferença com relação ao vírus causador há também distinção entre os sintomas:
Gripes (sintomas podem durar até duas semanas)
Febre alta
Dor muscular
Dor de cabeça
Dor de garganta
Coriza
Tosse seca
Resfriados (sintomas são mais leves que os da gripe e tem menor duração)
Febre baixa
Tosse
Congestão nasal
Coriza
Dor no corpo
Dor leve de garganta
Em ambos os casos o próprio organismo combate a infecção, por isso é importante atitudes de repouso e hidratação. Os medicamentos são utilizados para aliviar os sintomas, como por exemplo analgésicos e antitérmicos, ou até mesmo antivirais em casos específicos.
É importante lembrar que essas doenças podem ser prevenidas com algumas atitudes simples, como higienizar bem as mãos, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar locais com aglomerações e tomar a vacina contra a gripe anualmente.
Na presença de sintomas consulte um médico, ele poderá realizar o diagnóstico da infecção e orientar o melhor tratamento para cada situação.
Referência: Sociedade Brasileira de Pediatria. Chegada do Inverno favorece ocorrências de infecções de vias aéreas superiores. Acessado em: 13 maio 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/chegada-do-inverno-favorece-ocorrencias-de-infeccoes-de-vias-aereas-superiores